quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vida urgente não é desculpa para correr no trânsito.

Estão ouvindo essa sirene? É só mais uma ambulância que vem socorrer outra vítima do trânsito, do álcool, da imprudência e da hipocrisia... A vida mais uma vez foi banalizada e se eu fechar os olhos posso ver a lágrima que escorre do rosto dos pais que perdem mais um filho(a), vítima do trânsito.

Essa é uma dor imensurável, difícil de traduzir em palavras. Ninguém sabe o que significa, embora possamos compreender. Mas é preciso continuar, levantar a cabeça e seguir enfrente com ou sem dor. A vida não pára, o tempo passa e ficar parado não resolve.

Acabo de chegar de uma palestra em que tive a honra de conhecer, pessoalmente, uma mulher sem igual. Alguém dotada de uma força impressionante e capaz de cativar a todos com suas palavras. Falo aqui de Diza Gonzaga, fundadora, juntamente com seu esposo Régis Gonzaga, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Junto com a Fundação surge o Projeto Vida Urgente, sim aquele da borboleta... Difícil quem não veja a tal borboletinha do Projeto e logo não lembre do Vida Urgente.

Pois bem, essa palestra me trouxe algumas reflexões. Como “recém motorista” e portadora de uma CNH Provisória, fico me perguntando o motivo de tantas mortes no trânsito. Confesso que tenho medo de dirigir, mas não pela minha pouca experiência, mas pela imprudência alheia. Já ouvi muito que “dirigir é maravilhoso”, mas discordo seriamente disso. Pra mim, dirigir é estressante... atualmente é assim. De qualquer forma, não é motivo para não aprender a dirigir, mas sim, um ÓTIMO motivo para se engajar na luta contra a violência no trânsito. Ou agente se mexe e vai a luta, ou passarão por cima de nós (e aqui, mais uma vez, como em postagens anteriores, dispenso o trocadilho, pois o assunto não é brincadeira).

Vamos as perguntas? O que uma simples estudante de Direito, que mal ingressou na faculdade, tão crua em conhecimento jurídico, teria a dizer sobre o assunto? Nada, é isso mesmo, nada. Na verdade podia estar no shopping olhando loja e gastando meu tempo e dinheiro com futilidades, mas resolvi vir aqui dizer: ACORDA CRIATURA!!!!!!!! O ASSUNTO NÃO É BRINCADEIRA!!! Precisa ser mestre em alguma coisa pra saber que a violência no trânsito mata tanto quanto uma guerra? Tens dúvidas, procure as estatísticas, os jornais, visite um hospital...

Se matar é crime, por que matar no trânsito não é??? Por que tanta impunidade??? Por que tanta hipocrisia???

Porque nunca vai acontecer conosco, só com os outros! Nossa, era tão obvio não é?

Já pensou que tu podes ser a vítima do outro num atropelamento?? Então, estamos livres de que aconteça conosco?? Vamos lá gurizada, a coisa é séria... Se tu não fizeres a tua parte o outro não vai fazer por ti. É triste, mas parece que, para alguns assuntos, ainda utilizamos o método de tentativa e erro na construção de um conhecimento! É tão difícil assim perceber que a mudança é necessária? Não espera acontecer o pior, aproveita o teu tempo agora.

Retomando o Projeto Vida urgente, deixo abaixo, o link do site para conhecerem mais sobre essa linda iniciativa! O pessoal é fera no assunto prevenção e desenvolve atividades diversas na luta contra a violência no trânsito. Como ouvi muitas vezes hoje durante a palestra, “Se alguém tivesse feito algo antes, talvez o Thiago, a Maria, a Fernanda e o Pedro ainda estariam aqui” (se as palavras não foram exatamente estas, certamente a idéia foi). Ou seja, muita dor, sofrimento e mortes poderiam ter sido evitadas se tivéssemos acordado antes, ainda tem dúvida que tudo depende de nós???

Eu não sei de vocês, mas A MINHA VIDA É URGENTE!

---->  SITE do VIDA URGENTE: http://www.vidaurgente.org.br/

E pensando no próximo feriado, segue um alerta que encontrei em uma busca do Google:


Nenhum comentário:

Postar um comentário